Estar com sobrepeso quer dizer ter mais peso do que é considerado normal ou saudável para a idade ou tamanho. Por outro lado, Obesidade é a condição de ser obeso, por exemplo, quantidade de gordura em excesso no corpo. Apesar de uma pessoa com sobrepeso carregar excesso de peso, ela pode ter ou não acúmulo excessivo de gordura.
A obesidade é uma condição do corpo caracterizada pelo excesso de acúmulo de gordura sob a pele e em volta de alguns órgãos internos, enquanto sobrepeso é pesar mais que o ideal para a idade, sexo e altura. Sobrepeso não necessariamente implica excesso de gordura. Pessoas como atletas, fisiculturistas podem ter sobrepeso e não serem obesos.
Uma pessoa pode estar com sobrepeso por uma das seguintes razões: Comer demais, vida sedentária, falta de exercícios, distúrbios alimentares ou metabólicos, condições médicas, etc.
Enquanto esses fatores também podem levar a obesidade, ela também pode ser causada por mudanças sociais e de estilo de vida, problemas médicos, desequilíbrio hormonal, condições genéticas e pode ser piorada por aumento na ingestão de alimentos calóricos e falta de exercícios.
Obesidade é um grande fator de risco para problemas de saúde incluindo doença coronariana, diabetes, hipertensão, etc. Embora uma pessoa com sobrepeso também tenha risco desses problemas médicos, uma pessoa obesa é mais suscetível a eles.
Pessoas obesas têm alto risco de depressão e outros problemas sociais. Obesidade é um excesso de gordura suficiente para diminuir a expectativa de vida e tornar uma pessoa suscetível a mais doenças do que ocorreriam se o peso dela fosse normal. Desequilíbrio calórico frequentemente se desenvolve a partir de uma combinação de fatores genéticos e ambientais. Uma combinação de ingestão excessiva de nutrientes e um estilo de vida sedentário pode causar obesidade.
Uma das forma mais segura de perder peso nos dois casos é reduzir as calorias (dieta balanceada) e aumentar as atividades físicas.
Fonte: https://goo.gl/nYiw8U
Comentários
Postar um comentário