O conceito engloba muito mais que artes marciais, sendo possível usar o jargão para qualquer tipo de capacitação. Assim, o faixa preta é aquele que treinou muito e possui extrema habilidade em determinada arte.
Sabedoria é quando você aprende algo e coloca em prática, erra, aperfeiçoa, erra de novo e vai lapidando até acertar. Diferente da sabedoria é o conhecimento, que é quando você conhece sobre algo, mas não experimentou seu resultado, você só conheceu, só viu e não sentiu. Assim é SER um Faixa Preta, precisa sentir, praticar, ensinar, pois como dizia Bruce Lee: "Sábio é aquele que ensina o que sabe!" acrescento: "Este aprende 2 vezes!"
Atualmente o homem se esforça em uma arte marcial tentando alcançar a faixa preta como resultado de aprendizado para lutar, embora na mesma medida em que progrida no treinamento se torna mais consciente de um forte impulso: o de moldar-se a si mesmo, transformando-se em uma pessoa melhor, não somente possuidora de uma grande habilidade de combate mas também de dignidade e honra. Tradicionalmente estes são sempre os objetivos de um estudante de artes marciais. A faixa preta é uma recompensa outorgada ao cavaleiro atual, ao moderno samurai que sacrificou muitas horas disciplinando sua mente e fortalecendo seu corpo no intuito de alcançar o máximo de desenvolvimento físico e mental possíveis. A faixa preta assim, é um símbolo de perícia.
E em qualquer área da vida que queira se tornar um FAIXA PRETA, seja nos seus relacionamentos, no trabalho, nas finanças, onde quer que seja precisa de 3 coisas:
FOCO: Saber onde quer chegar, pois se você não sabe qual resultado quer ter, se não sabe onde quer chegar , qualquer lugar serve.
DISCIPLINA: Não parar no meio do caminho, olhar pro objetivo e buscar viver uma imersão para obter a transformação.
DETERMINAÇÃO: SER inabalável, faça chuva ou faça sol, tenha pandemia ou crise econômica, o artista marcial verdadeiro se torna inabalável e continua firme olhando pro seu objetivo e superando os obstáculos a cada treino, cada torneio, cada exame de graduação e fazendo dos aprendizados do tatame, aprendizados pra vida.
Um Faixa Preta é capaz de se moldar e moldar a quem está ao seu redor, pois ele não guarda só pra si, ele serve e se torna um Líder para impactar vidas, incluindo a sua e dos seus, seja pelo ensino das técnicas, seja pela filosofia ou estilo de vida.
Muitos querem dizer: Demorei 8...10...12 anos pra formar Faixa Preta. E eu te digo o tempo que demora é relativo diante do tempo vivido dentro da jornada, a imersão é importante, o contato diário, treino e estudo, demorar 8 anos pra formar e destes treinar apenas 1 vez por semana, treinar 1 mês e parar 2, sem constância não há perícia, a imersão e a constância vai trazer ao praticante e aspirante a Faixa Preta a perícia, a sabedoria necessária para se TORNAR UM FAIXA PRETA independente do tempo que a jornada dure o RESULTADO de VIVER a Arte Marcial no dia a dia vai trazer uma NOVA VIDA ao praticante que será impactado em TODAS AS ÁREAS DA VIDA.
Qual modalidade você pratica? Qual impacto ela já trouxe pra sua vida?
Comentários
Postar um comentário