Surgimento do Taekwondo
A origem deste esporte milenar está ligada à história da Coreia. No século 1 a.C., a península coreana era ocupada por três reinos rivais: Goguryeo, Silla e Baekje.
Para ensinar os jovens de Goguryeo a lutar sem armas, foram criadas técnicas como o taekkyon, que além de usar os pés com rapidez e precisão, os alunos eram instruídos em história, filosofia e esportes a cavalo.
![]() |
Ao longo do processo de fusão dos três países, finalizado no século 7, os moradores de Silla acrescentaram à arte marcial o uso das mãos como defesa. Surgindo assim o tae kwon do, que significa “caminho dos pés e das mãos”.
Com o início da Guerra da Coreia, nos anos 50, o governo do sul reorganizou a luta e deu a ela sua versão moderna, que foi transformada em esporte olímpico nos Jogos de Sydney, em 2000.
A caminhada do praticante é divida inicialmente em Gubs e em seguida em Dans. Cada Gub corresponde a uma faixa colorida que o taekwondista amarra na cintura, por sobre o dobok, a vestimenta característica dessa arte marcial. A partir daí, o praticante chega aos Dans, cujos sinais exteriores limitam-se à presença não-obrigatória de pequenos traços perpendiculares na faixa preta, indicando 1º Dan, 2º Dan etc, até o póstumo 10º Dan, que só é concedido ao 9º Dan que morre.
Gub e Dans
A caminhada do praticante de taekwondo é dividida inicialmente em gubs e, em seguida (a partir da Faixa Preta) em dans. Gub é graduação de faixa colorida, corresponde a cada faixa em ordem decrescente, quanto menor o gub maior será a sua graduação colorida e consequentemente o seu desenvolvimento técnico.
Cor e significado de cada faixa
FAIXA BRANCA (10ºGub) e FAIXA CINZA (9ºGub)
"A pureza e a inocência" - a semente.
Representa o início do aprendizado do Taekwondo, onde o aluno que se encontra desprovido do conhecimento terá o primeiro contato com a arte e com seus princípios básicos, tais como, disciplina, respeito, cortesia, humildade, perseverança e autocontrole.
FAIXA AMARELA (8ºGub) e FAIXA LARANJA (7ºGub)
"A Riqueza" - a terra
Representa o início da adaptação do aluno no Taekwondo, é simbolizado pela terra, onde a planta brota e finca sua raiz é o começo de seu desenvolvimento técnico e muitos são táticos, assim como de uma gama de princípios que irão ser adquiridos.
FAIXA VERDE (6ºGub) e FAIXA ROXA (5ºGub)
"O crescimento" - a planta:
Representa o crescimento físico, mental e espiritual, é o início da destreza que começa a surgir no aluno, onde além do aprimoramento de todos seus conhecimentos, é fundamental que o aluno esteja ciente do espírito do Taekwondo. É uma etapa de amplo crescimento de seu conhecimento.
AZUL (4ºGub) FAIXA MARROM (3ºGub)
"A liberdade" - o céu:
Simbolizada pelo céu, para onde a planta se dirige; a liberdade de utilizar, com raciocínio e criatividade tudo o que foi aprendido. Representa o amadurecimento do aluno.
VERMELHA (2ºGub) e FAIXA VERMELHA PONTA PRETA (1ºGub)
"Alerta" - o sol:
Assim como o sol é responsável pela vida no universo, nesta fase o aluno torna-se responsável por todos em sua academia. Seus conhecimentos adquiridos e aperfeiçoados representam uma parte da própria academia. Portanto é uma fase de alerta sobre seus atos e comportamentos, o aluno tem que ter consciência de suas técnicas e do poder que elas têm, e por isso, é fundamental que este saiba por que, como, quando e para que usá-las, tendo em vista sua grande responsabilidade.
FAIXA PRETA (1º ao 10º Dan)
"Sabedoria e conhecimento" - O Universo:
É o oposto ao branco, o alcance da maturidade e do conhecimento é o crescimento intelectual e espiritual do praticante, a consciência de que o Taekwondo é muito mais do que uma simples luta, se confunde com a sua própria vida através de seus princípios e atitudes.
Comentários
Postar um comentário