![]() |
Imagem tirada na Sport Defense dos alunos em treinamento. |
Sanda (Boxe Chinês), que pode ser traduzido literalmente como "luta livre", é uma forma chinesa moderna de combate mão-a-mão, um sistema de auto-defesa e um esporte de combate. Como treinamento marcial, o Sanda ao longo da história na China recebeu vários nomes como Xiangbo, Shoubo, Chaishou, Qiangshou, Jiji, Daleitai.
O termo Sanda é mais antigo e de uso mais comum, quando o governo chinês formalizou e padronizou as artes marciais usou oficialmente o termo Sanshou para designar este aspecto, posteriormente voltando a usar o termo Sanda.
Surgimentos
Sanda surgiu após a Coréia ter enfrentado diretamente as tropas americanas, onde o governo chinês percebeu a necessidade de investir em treinamento. Visando o melhor treinamento de seu exército incumbiu ao general Peng Dehuai o comando do treinamento, no qual era especialistas em Artes Marciais em toda China.
O novo sistema deveria observar 3 critérios:
- Simplicidade
- Combate direto
- Efetivo contra oponentes mais fortes.
Quase que paralelamente ao sanda militar se desenvolveu o sanda civil, e competições clandestinas que acabavam com sérios danos aos competidores, e eram quase que um Vale tudo ao molde dos primeiros Ultimate Fighting Championships.
![]() |
Foto tirada na Sport Defense do treino de nossos alunos. |
Sanda no Esporte
A prática contemporânea do Sanda como esporte de combate teve seu ponto de partida como esporte contemporâneo em 1990, ano em que o comitê organizador dos XI Jogos Asiáticos incluiu o boxe chinês como esporte oficial de competição.
Devido ao espaço de tempo entre seu surgimento e a oficialização pelo governo, o Sanda não tinha metodologia de treino, padronização de técnicas e principalmente regras. Foi só em 1982 que finalmente chegou a uma metodologia de treino e regras para competições que vêm sendo aos poucos modificadas.
As regras do boxe chinês é aquela que mais se aproxima de uma situação de combate real, permitindo um contato amplo entre os oponentes com chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, quedas e arremessos. Em um torneio o lutador pode vencer tanto por nokaut como por pontos, 2 rounds de 2 minutos cada, seguido de um terceiro round em caso de empate.
Além de ser um esporte de contato, o boxe chinês contêm vários benefícios como:
Raciocínio rápido.
Perda de Peso.
Desenvolvimento físico e mental.
Perda de medos.
Desenvolvimento da agilidade e força.
Saúde e condicionamento físico com resistência corporal.
Domínio mental.
Foto tirada na Sport Defense
da nossa aluna Ana
Por esses motivos o Sanda está crescendo rapidamente em popularidade. Na atualidade, as competições são levadas a mais de 95 países no mundo inteiro.
O Sanda também tem um papel crescente nas Artes marciais mistas, onde cada vez mais lutadores usam o Sanda, servindo como uma alternativa ao kickboxing e Muay thai, já que o Sanda não apenas tem socos e chutes, como derrubadas e jogadas, que não são cobertas pelas outras duas artes marciais.
Comentários
Postar um comentário